Fernando Meirelles Filmes Independentes Artigos Ação Drama Cinema Brasileiro

Cidade de Deus


Postada em 19/09/2019 às 19:59
Por 1001Melhoresfilmes


"Cidade de Deus" • Cinema Independente • Excelente drama com boas doses de ação, essa produção de 2002 revolucionou o cinema brasileiro e marcou o fim do chamado "Cinema de Retomada". O filme conta a origem do crime organizado na favela Cidade de Deus, que nos anos 80 foi um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro. A direção foi realizada por Fernando Meirelles e Kátia Lund com roteiro de Bráulio Mantovani e foi baseado no livro homônimo de Paulo Lins.
A adaptação para a telona foi iniciada em 1997 com a compra dos direitos do livro por Meirelles. Ao todo foram efetuados mais de 2000 testes de elenco, restando apenas 200 atores aprovados para a fase final de produção. As filmagens duraram nove semanas, e ocorreram entre junho e agosto de 2001, e exigiu a contratação de mais de 60 atores principais, 150 secundários e 2 600 figurantes, a maior parte sendo crianças e adolescentes. A época da pré-produção no final doa anos 90, não existia no Brasil como realizar um teste de elenco com mais de 500 atores negros, e o que existiam por não serem de comunidades carentes, não possuíam as características necessárias para interpretar os personagens. Estes fatos acabaram sendo algumas das influencias para Meirelles decidir trabalhar com atores não-profissionais e montar uma oficina com jovens moradores das comunidades do Rio de Janeiro.
“Cidade de Deus” foi incluído em 2018 na lista dos “100 Melhores Filmes Estrangeiros” realizada pela BBC (British Broadcasting Corporation, ocupando a 42º posição. Também foi eleito em 2016 o 8º melhor filme nacional de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Recebeu 04 indicações ao Oscar de 2004: direção, roteiro adaptado, edição e fotografia.


FILME: Cidade de Deus
GÊNERO: Ação / Drama
PRODUTORA: O2 Filmes / Globo Filmes
DISTRIBUIÇÃO: 20th Century Fox
PAÍS : Lumière Brasil (Brasil) / Miramax (EUA)
ANO: 2002
DURAÇÃO: 130min
IDIOMA: Português
ORÇAMENTO: R$ 8,2 milhões
RECEITA: US$ 31 milhões
PRODUÇÃO: Andrea Barata Ribeiro / Maurício Andrade Ramos
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Donald Ranvaud / Walter Salles
DIREÇÃO: Fernando Meirelles
CO-DIREÇÃO: Kátia Lund
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: César Charlone
DIREÇÃO DE ARTE: Tulé Peak
ROTEIRO: Bráulio Mantovani
EDIÇÃO: Daniel Rezende
MÚSICA: Antonio Pinto / Ed Cortês
ELENCO PRINCIPAL: Alexandre Rodrigues / Leandro Firmino da Hora / Phellipe Haagensen / Douglas Silva / Jonathan Haagensen / Matheus Nachtergaele / Seu Jorge / Alice Braga


DESTAQUES


“Meu nome é Zé Pequeno”...Clique aqui e assista



Origem do Dadinho...Clique aqui e assista



Tiro no pé...Clique aqui e assista


CURIOSIDADES



Cidade de Deus é o nome de uma favela localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, surgida nos anos 60.


Os atores do filme foram descobertos por uma equipe de seis pessoas que se dividiu em duplas para percorrer várias favelas da cidade do Rio de Janeiro e escolas de teatro amador e outras instituições.


Fernando Meirelles queria que o elenco fosse composto de pessoas que nunca antes haviam atuado e atores profissionais que não fossem conhecidos.


O filme não foi gravado na favela Cidade de Deus, uma vez que era muito perigoso. Ele foi filmado em nova Sepetiba e na Cidade Alta.


O vídeo mostrando um âncora falar sobre a prisão de "Mané Galinha" é real. A âncora é Sérgio Chapelin, um conhecido âncora de telejornal da rede globo.


Como muitos dos figurantes não tinham telefone em casa, a produção do filme enviava telegramas a todos avisando dia, hora e local das filmagens. Nas oito semanas de trabalho, não houve um problema sequer de ator que não apareceu na hora e no lugar combinados.


Cidade de Deus foi apenas o 3º filme do diretor Fernando Meirelles


 


ELENCO


Alexandre Rodrigues...................... Buscapé
Leandro Firmino............................ Zé Pequeno:
Phellipe Haagensen........................ Bené:
Matheus Nachtergaele.................... Sandro Cenoura:
Seu Jorge..................................... Mané Galinha:
Jonathan Haagensen..................... Cabeleira
Renato de Souza........................... Marreco
Alice Braga................................... Angelica
Roberta Rodrigues......................... Berenice
Daniel Zettel................................. Tiago
Rubens Sabino.............................. Neguinho


PREMIOS E INDICAÇÕES











 


Fonte:


https://www.desafiomundial.com
https://www.minhaseriefavorita.com
https://pt.wikipedia.org
http://resenhamaxima.blogspot.com