Cinema Europeu Drama Filmes Clássicos

A Doce Vida


Postada em 11/05/2023 às 19:49
Por Fabio Minami HWC


"A Doce Vida"

"La Dolce Vita"

Essa drama de Federico Fellini é uma obra-prima do cinema italiano. Lançado em 1960, foi um sucesso de crítica e comercial e se tornou um fenômeno cultural. O título do filme, "A Doce Vida" (em português) tornou-se uma frase popular que representa um estilo de vida despreocupado e indulgente.
Nessa obra da sétima arte, Fellini oferece uma crítica social da sociedade italiana do pós-guerra, particularmente o hedonismo, a superficialidade e o vazio moral predominantes nas classes altas. A história gira em torno de Marcello Rubini, um jornalista interpretado por Marcello Mastroianni, que está dividido entre seu desejo de realização intelectual e o fascínio do mundo glamoroso que cobre.
O roteiro conhecido por sua estrutura episódica, apresentando uma série de vinhetas que capturam os encontros de Marcello com vários indivíduos e eventos. O filme explora temas de tédio, cultura de celebridades, espiritualidade e perda de valores morais. A direção de Fellini é notável, fazendo uso de tomadas longas, tomadas de acompanhamento e cenários grandiosos, como a famosa cena da Fontana di Trevi, na qual a personagem de Anita Ekberg, Sylvia, entra na fonte enquanto Marcello observa maravilhado, criam uma experiência visualmente deslumbrante. A cinematografia do filme de Otello Martelli também é digna de nota, capturando a beleza e a decadência de Roma e seu povo.
"La Dolce Vita" gerou polêmica após seu lançamento devido à exploração de assuntos tabus e à crítica à Igreja Católica e à sociedade italiana. No entanto, o filme foi muito aclamado e ganhou vários prêmios, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1960.
O filme de Fellini é considerado um clássico do cinema italiano e teve uma influência significativa nas gerações subsequentes de cineastas. Muitas vezes é referenciado e estudado por seu estilo visual, exploração de temas complexos e as atuações de seu elenco.

FILME: A Doce Vida
GÊNERO: Drama
DISTRIBUIÇÃO: Koch Lorber Films
PAÍS : França / Italia
ANO: 1960
DURAÇÃO: 174min
IDIOMA: Italiano
ORÇAMENTO: 
RECEITA: 
PRODUÇÃO: Giuseppe Amato / Angelo Rizzoli Marcello Mastroianni
COMPANHIA PRODUTORA:  Pathé Consortium Cinéma
DIREÇÃO: Federico Fellini
ROTEIRO: Federico Fellini / Ennio Flaiano / Tullio Pinelli / Brunello Rondi / Pier Paolo Pasolini
EDIÇÃO:  Leo Cattozzo
MÚSICA: Nino Rota
ELENCO PRINCIPAL: Marcello Mastroianni / Anita Ekberg / Anouk Aimée

DESTAQUE

"Fontana Di Trev" Clique aqui e assista

CURIOSIDADES

A origem da palavra "paparazzi" que hoje é relacionada aos fotografos que perseguem os famosos,  se deve ao personagem fotografo amigo de Rubini (Mastroianni) cujo nome era "Paparazzo"

O Vaticano e o partido politico "Democrazia Cristâ" eram contra o filme por conta da imagem decadente de Roma mostrada no drama.

Para gravar a cena na "Fontana Di Trev" umas das mais famosas do filme, Mastroianni virou uma garrafa de vodca e gravou a cena completamente bêbado no intuito de espantar o frio

 

PREMIOS E INDICAÇÕES

PREMIAÇÃO
CATEGORIA
RESULTADO
 
Independent Spirit


Diretor
Indicado
Roteiro Original
Indicado
Direção de Arte
Indicado
Figurino
VENCEU
NYFCC  New York Film Critics Circle Awards
Melhor Filme em Língua Estrangeira
VENCEU
SNCGI  Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 
Melhor Ator - Marcello Mastroianni
VENCEU
CANNES
Palma de Ouro
VENCEU 
BAFTA British Academy of Film and Television Arts
Melhor Filme
Indicado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fonte:

www.zappeando.com.br

pt.wikipedia.org

www.filmes.noradar.com

letterboxd.com

www.adorocinema.com